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No urubuquaquá, no pinhém (Corpo de baile 2)

No urubuquaquá, no pinhém (Corpo de baile 2), par João   Guimarães Rosa
Auteur : João Guimarães Rosa
Editeur : Nova Fronteira
Nombre de pages : 256
Date de parution : 2015
Langue : Portugais
Prix : 39,00 €
ISBN : 9788520923283
Disponibilité : En stock En stock

Em 1956, alguns meses antes da publicação de Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa lançou Corpo de baile, reunindo, em dois volumes, sete histórias posteriormente divididas em três títulos autônomos. Daí surgiram Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do Sertão. NO URUBUQUAQUÁ, NO PINHÉM apresenta três dessas histórias que vagueiam pelos gerais na linguagem única de Guimarães Rosa.Música e dança são elementos constituintes dessas narrativas, nas quais personagens e cenários dão forma ao baile. É provável também que os temas se misturem e que, tanto no Urubuquaquá quanto no Pinhém, se fale de um único assunto: o homem em seus momentos mais agudos, em que a sua humanidade o desnuda e o faz transcender a sua própria condição."'Carregar peso leve é que cansa homem... Mas, faz mal não, você vem, que eu sirvo uma xicra de café...' Falava de velha para moço, quase brincalhã. Abria os braços, mas sem estouvamento nenhum. Era diversa de todas as outras pessoas."
Trecho de A estória de Lélio e LinaJOÃO GUIMARÃES ROSA nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 1908, e é um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Sua primeira obra foi Magma, um livro de poemas - publicado postumamente em 1997 - com o qual obteve prêmio da Academia Brasileira de Letras. Estreou para o público, de fato, em 1946, com Sagarana, que se tornaria um marco em nossa literatura. Mas sua consagração definitiva viria dez anos depois com o romance Grande Sertão: Veredas. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1963, só tomaria posse em 1967, morrendo três dias depois.

Poète usant d'une langue qui mêle néologismes et archaïsmes dialectaux, il a transformé l'épopée du sertão en métaphore universelle, transcendant ainsi la prose d'une réalité régionaliste, ouvrant une voie au roman brésilien moderne. Né dans l'État de Minas Gerais, Guimarães Rosa empruntera à cette région son folklore et ses personnages dans une œuvre qu'il écrira en grande partie entre 1956 et 1967. Après une vingtaine d'années de voyages et de représentation diplomatique (à Hambourg, Bogotá, Paris), il s'établit en 1953 à Rio où il se consacre à la littérature ; il avait fait paraître en 1946 un recueil de nouvelles Sagarana. En 1956 paraît Corpo de Baile, cycle de nouvelles où il raconte son pays, sept contes poétiques s'articulant en une sorte de vaste rétable du sertão où les mystères de l'homme et de la nature atteignent la dimension de l'universel. La même année paraît Diadorim, où un homme âgé et respecté raconte sa vie de jeune bandit, auprès de Diadorim, chef de bande idéalisé, au travers d'un monologue infini déployant la fresque colorée, sauvage du Nordeste. Cet unique roman sera suivi dans les années 60 de plusieurs recueils de nouvelles très courtes où le sertão sert de cadre, de matière au développement de subtils et étranges jeux de langages par lesquels Guimarães Rosa se rapproche encore de Joyce.

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